terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sempre faça a coisa certa...

Já são 22 anos (!) desde que o cineasta Spike Lee fechou a década de 80 e abriu a tumultuada década de 90 com o marcante ‘Faça a coisa certa’. Como todo filme polêmico teve ótimas críticas, mas também as terríveis, que o acusavam de racismo e de incitar a violência por mostrar sua visão da sociedade americana usando como exemplo o bairro do Brooklin, onde crescera. A última vez em que assisti ao filme ainda foi em um VHS (!!) e está no topo lista dos filmes a serem revistos, mas ainda lembro do impacto que teve sobre uma parte daquela geração que corria atrás de alguma consciência e atitude, coisas bem desvalorizadas pela garotada de hoje. Portanto recomendo a quem nunca viu, mas vá preparado, pois se tratando de Spike Lee as coisas nem sempre terminam muito bem.







Mas... porque fui lembrar disso agora?? Assistindo a dois clipes recentes reparei com um certo grau de felicidade como esta película se tornou parte da memória audiovisual do hip-hop. A música-tema do filme, ‘Fight the power’ do Public Enemy, teve seu clipe dirigido pelo próprio Lee e foi eleita em 1º lugar numa votação do canal VH1 para escolher as 100 melhores músicas de todos os tempos do rap, e isso em 2010.








E voltando a 2011, foi engraçado ver o Chris Brown caracterizado como o entregador de pizzas Mookie (personagem interpretado pelo próprio Spike) no vídeo de 'Look At Me Now’. Lançado em março, tem a participação de Lil Wayne e tirou da geladeira o Busta Rhymes, que mostrou que com a velha escola não se brinca e deu uma aula de levada para os mais novos. Chris Brown tem exatamente a mesma idade do filme, não faz o tipo politizado e o som não remete àquela época, mas mesmo sendo uma referência mais pro lado da estética já vale um ponto pra ele.







O segundo clipe, que acabou me motivando a escrever estas mal traçadas linhas, é ‘Summertime Anthem’ do já trintão Eric Roberson, lançado em 19 de agosto. Ae sim, é uma homenagem rasgada ao clássico, com o cantor usando a mesma camisa 42 dos Dodgers e dando seu rolê pelas ruas do bairro. Tem a dançarina de vermelho da abertura do filme e ainda trouxe de volta as rimas de Chubb Rock caracterizado como o personagem Radio Raheem.







Tem outros clipes que usam ‘Faça a coisa certa’ como inspiração, como ‘Frontline’ do Pharcyde, onde 2 caras passam o tempo sentados sob um guarda-sol em frente a mesma parede avermelhada dos ‘black businessmen’ do filme. Mas o que eu achei mesmo curioso foi dois artistas não tão próximos e de idades diferentes beberem da mesma fonte em questão de poucos meses. Uma coisa legal em meio a tantas idéias fracas que temos visto ultimamente.


Ainda como ‘extra’ desse post tem uma sátira ao filme usando os bonecos da Vila Sésamo.








Abraços, ouçam boa música...

e sempre façam a coisa certa...




Glauco
http://dahomie.podomatic.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário